ACONTECE

Importância da boa estruturação dos Contratos
  • 12-09-2017
Por que se dá tanta importância à estruturação dos contratos? Afinal, se eles contêm os dados básicos do negócio que está sendo realizado, como preço, datas de entrega, tipo de serviço que está sendo contratado, etc., o que mais é necessário? O resto não é somente “chatice de advogado”?

É assim que muitas pessoas veem a questão da estruturação dos contratos – mais como um “incômodo” a ser superado da maneira mais rápida possível, de maneira a se dar início à execução do negócio entre as partes, do que como um procedimento importante a ser discutido e acordado, de maneira a viabilizar a execução de tal negócio.

Porém, a correta elaboração e estruturação do contrato, desde o início, tem muito mais importância do que se costuma lhe dar.

Isso porque o momento em que as partes estão negociando as condições do contrato é a melhor hora para se estruturar como será toda a relação contratual – principalmente no que diz respeito à resolução de possíveis problemas futuros.

É nessa fase do contrato que as partes estão em maior sintonia uma com a outra, e mais dispostas a dialogar e considerar soluções para possíveis problemas futuros que sejam benéficas a ambas.

Por outro lado, a discussão de problemas com a execução contratual já em curso, sem que para isso tenham sido criados e estruturados mecanismos adequados na elaboração do contrato, muitas vezes leva ao desentendimento entre as partes, podendo inclusive leva-las a recorrer ao Poder Judiciário para resolver o conflito, o que pode gerar custos e atrasos indesejáveis para todos os envolvidos.

Portanto, é essencial a boa estruturação realizada quando da elaboração de um contrato, com o acompanhamento de profissional da área jurídica, para que, caso ocorram problemas durante a relação contratual, tais problemas sejam solucionados da maneira menos gravosa possível às partes, de maneira a abalar o mínimo possível a relação contratual e minimizar eventuais danos a ambas.

O EAA possui profissionais aptos a prestar tal auxílio e está sempre à disposição daqueles que dele necessitam.
Autor: Paulo Rafael Guariglia Escanhoela

- Newsletter -

- Sobre Nós -

​Escanhoela Advogados Associados - EAA tem sua história vinculada há décadas com a atividade forense, cujo início remonta ao ano de 1949 quando o patriarca da família, Lázaro Paulo Escanhoela, iniciou suas atividades como funcionário do Fórum da Comarca de Piedade.

- Estamos aqui -

- Endereço -